logo RCN

Bactéria capaz de causar diarreia é descoberta em queijo

  • Foto: Divulgação -

Com medida cautelar, queijo tipo mineiro da empresa Fazenda Velha será submetido a novas análises, segundo a Vigilância Sanitária. A fabricante foi procurada e ainda não se manifestou

A bactéria Escherichia coli, conhecida por causar diarreia grave e outras doenças em consumidores, foi encontrada em uma concentração acima do permitido em um queijo tipo mineiro produzido em Vargem Bonita, no Oeste de Santa Catarina, de acordo com a Vigilância Sanitária do Estado.

A fim de tomar medidas preventivas, a Vigilância Sanitária emitiu uma ordem de interdição cautelar, proibindo a venda dos produtos do lote analisados ​​em estabelecimentos comerciais. Os queijos devem ser retirados das prateleiras sob a supervisão de órgãos municipais.

O lote em questão foi fabricado em 29 de março e tem data de validade até 29 de junho, conforme informado pela Vigilância. A notificação oficial foi publicada no Diário Oficial na segunda-feira (12).

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que o queijo passará por uma nova análise fiscal. Caso a bactéria seja confirmada no novo laudo, será determinado o recolhimento e descarte do produto em Santa Catarina. Não há previsão para a conclusão desse processo.


O que dizem os especialistas:

De acordo com o microbiologista Ricardo Mazzon, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), embora a Escherichia coli seja uma bactéria encontrada naturalmente no intestino, sua presença em alimentos não é tolerada e pode resultar em diarreia, especialmente com presença de sangue, principalmente em idosos, gestantes e pessoas imunossuprimidas.

O especialista explica que a presença da bactéria Escherichia coli é um indicativo de problemas de higiene durante o processo de produção do alimento. Portanto, é desaconselhável consumir o produto caso o cliente identifique que possui um item proveniente do lote reprovado em sua residência.

"[Nesse caso], há duas opções: entrar em contato com o produtor para a troca do produto por outro aprovado, ou devolução do dinheiro", alertou.

Deise Baggio, especialista do Departamento de Ciência dos Alimentos da UFSC, ressalta que certos sorotipos da bactéria podem levar ao óbito.

Quando a Escherichia coli está presente em um alimento, é evidente que o produto está contaminado. No entanto, se não for controlada, essa bactéria pode se proliferar e causar uma variedade de doenças, desde diarreia até o Síndrome Hemolítico-Urêmico.



Bolão realizado em Santa Catarina conquistou o prêmio máximo de R$ 4,7 milhões, acumulado ao longo dos últimos dois meses. Anterior

Bolão realizado em Santa Catarina conquistou o prêmio máximo de R$ 4,7 milhões, acumulado ao longo dos últimos dois meses.

Beatles vão lançar música inédita com voz de John Lennon Próximo

Beatles vão lançar música inédita com voz de John Lennon

Deixe seu comentário